Alimentação

Táticas para comer mais frutas, verduras e legumes no frio

15 de maio de 2017

Temperatura baixa não precisa ser sinônimo de pratos gordurosos e calóricos

Basta os termômetros apontarem um clima mais ameno para nosso cérebro pensar automaticamente em fondues, massas e caldos encorpados – sem dar a devida importância aos vegetais e às frutas. Para não deixar sua saúde e seu desempenho na mão, listamos quatro dicas para não abandonar esses alimentos nos dias frios. Frutas, legumes e verduras auxiliam na manutenção do sistema imunológico, afastando o risco de doenças comuns no outono/inverno, como gripes e resfriados. O grande segredo é apostar em versões grelhadas, cozidas e assadas.
1. Inclua os ingredientes em receitas do dia a dia. Prepare, por exemplo, um arroz com brócolis, cenoura e outros vegetais. Já o caldo do feijão pode ser incrementado com a água de cozimento dos legumes.
2. Sopas e caldos são excelentes para nos manter aquecidos e ajudam na sensação de saciedade. Para deixar o prato menos calórico e mais nutritivo, use mandioquinha, cará ou inhame – que também deixam o caldo mais grosso e suculento.
3. Use ervas e especiarias aromáticas, como coentro, cominho, gengibre e páprica para temperar os alimentos, pois eles possuem propriedades termogênicas, ou seja, ajudam a acelerar o metabolismo e dão a sensação de aquecimento ao organismo.
4. Na hora da sobremesa, invista nas frutas assadas, cozidas ou em forma de creme. Banana, maçã e pera ficam bem saborosas quando preparadas dessas maneiras e podem ser servidas ainda quentes.

Fonte: www.suacorrida.com.br


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook