Bem-estar

Tratamento de hérnias de disco por meio da acupuntura

16 de agosto de 2016

A época mais fria do ano é também a mais propícia às contraturas musculares e o enrijecimento das estruturas do corpo devido a um movimento natural de contração e encapsulamento do corpo, a fim de preservar o calor dos órgãos vitais.

A hérnia de disco, na medicina tradicional chinesa é vista como uma desarmonia causada por três principais patógenos, a invasão do vento, frio e umidade nos canais de meridianos, onde circulam a energia Qi, causando estagnação ou deficiência e gerando a desarmonia (doença). Nos meridianos (que são canais energéticos que fluem por todo o corpo), encontram-se os pontos de acupuntura, em cada ponto, há uma função energética específica para o tratamento e cura das desarmonias.

A agulha de acupuntura quando inserida no ponto exato de acupuntura (acuponto), gera uma vibração (em Hz) que causa despolarização dos neurônios, levando a informação para o cérebro, que libera na corrente sanguínea neurotransmissores específicos para o tratamento da dor, inflamação e relaxamento da musculatura. Dessa maneira, possibilita-se ao médico prescrito reduzir a quantidade de medicamentos do tratamento de forma segura, reduzindo também a incidência de efeitos colaterais decorrentes deles.

Na medicina tradicional alopática, a hérnia de disco ocorre quando uma parte do disco intervertebral da coluna desloca-se de sua posição original (entre as vértebras) e passa a comprimir as raízes nervosas (que se dividem a partir da coluna), gerando dores que se irradiam para outras partes do corpo.

Segundo a interpretação da terapia da linguagem do corpo, as articulações simbolizam a gratidão no relacionamento humano e a facilidade para compreender as mudanças obrigatórias no seu rumo. Quanto mais natural e confortador for o seu jeito de aceitar a vida, mais saudáveis serão suas articulações. A hérnia de disco mostra, simbolicamente, o quanto a pessoa se sente amarrada e o quanto os movimentos estão presos a essa dificuldade, gerada porque o apoio necessário para a movimentação não é encontrado. Então, simbolicamente, isso ocorre quando a pessoa não recebe o apoio de alguém, no momento em que mais precisa. A pessoa está profundamente indecisa quanto à sua vida, sente-se desamparada e seus pensamentos a deprimem, pois impossibilitam que ela encontre saída para a situação.

Frequentemente, a primeira reação ao se deparar com a interpretação das somatizações é de negá-las. Em alguns casos, a reação ocorre na tentativa de proteger-se e encobrir falhas pessoais até de si mesmo por gerarem dor e conflito, mas nem sempre é assim. Em grande parte, as negativas ocorrem porque o problema somatizado não está no consciente da pessoa, mas em seu inconsciente. Por isso, a abordagem holística é tão válida, uma vez que trata a dor física juntamente com as dores da alma, agregando harmonicamente as mais diferentes áreas do conhecimento.

Boa parte dos pacientes diagnosticados com hérnia de disco tem indicação cirúrgica, que é a forma mais rápida de resolver o problema da dor decorrente da hérnia, é um método mais lento para a reabilitação do paciente, uma vez que demora mais tempo para voltar a suas atividades habituais por ter que lidar com todas as questões pós-cirurgia. Logo, a cirurgia deveria ser eleita apenas em último caso.

A cada dia, mais e mais médicos tradicionais estão indicando a acupuntura para o tratamento de hérnias, pois, juntamente com os demais métodos da medicina tradicional chinesa, ela tem se mostrado como uma das vias mais rápidas e seguras para a reabilitação e cura de pacientes com esse problema.

Se você sofre com dores nas costas (ciatalgias, lombalgia, cervicalgias, etc.), não protele o socorro, procure um profissional qualificado e volte a ter uma vida saudável e sem dor!

 

Fonte: Mariane Dalpasquale

– Especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Terapias Holísticas Integrativas –

www.facebook.com/MTCe Reiki – Telefone: (54) 9139-2365


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook