Destaques

UM GUIA DEFINITIVO PARA ALIVIAR O SEU BRUXISMO

3 de abril de 2024

Hoje sabemos que o bruxismo é um problema de proporções mundiais que acomete cerca de 84 milhões de pessoas. Grande parte delas nem sabe que tem esse tipo de problema, mas sofre com seus efeitos como uma má qualidade de sono, dores faciais inexplicáveis, tensão muscular a nível de ombros e pescoço sem falar o resultado a nível bucal, como fraturas e desgastes de dentes e próteses entre outros.

Por ser um distúrbio multifatorial, não será somente o dentista o profissional envolvido no tratamento, até porque na maioria das vezes não é possível exterminá-lo totalmente. Podemos sim atenuar bastante seus efeitos seguindo algumas orientações como:

1 – GERENCIAMENTO DO ESTRESSE: atividades relaxantes, exercícios de respiração, meditação podem aliviar a tensão antes de ir para a cama, resultando em uma noite mais tranquila de sono.

2 – TERAPIA: a terapia cognitivo comportamental pode mudar comportamentos relacionados ao estresse e ansiedade que contribuem para o bruxismo.

3 – EVITAR INGESTÃO DE ESTIMULANTES: reduzir o consumo de cafeína e energéticos pode ajudar a diminuir o bruxismo.

4 – PLACA DE USO NOTURNO: usar uma placa bem ajustada e confortável durante a noite ajuda a proteger os dentes diminuindo o impacto do bruxismo.

5 – EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO: exercícios de alongamento e relaxamento muscular podem reduzir a tensão na mandíbula e na face.

6 – AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA: consultar o dentista para verificar a condição dentária, os desgastes e a adaptação de próteses pode ser um bom início de tratamento e/ou prevenção do agravamento do bruxismo.

7 – TRATAMENTO MÉDICO: algumas condições sistêmicas levam ao surgimento e/ou ao agravamento do bruxismo, como o refluxo em vários graus. O médico pode também prescrever relaxantes musculares que aliviam a tensão diminuindo o bruxismo.

8 – SESSÕES DE FONOAUDIOLOGIA: a orientação e educação sobre hábitos saudáveis, como posicionamento da língua, postura adequada da mandíbula e maneira correta de falar e mastigar pode trazer grande alívio das tensões mandibulares.

9 – ALIMENTAÇÃO: em geral deve-se ter uma alimentação noturna mais leve e de fácil digestão.

Ao desenvolver a consciência corporal, as pessoas podem adquirir uma melhor compreensão de como o bruxismo afeta o seu corpo e aprender a melhor estratégia para reduzir a atividade muscular excessiva e promover uma saúde bucal e bem-estar geral.

Fonte: Kelly Cristine Jacobs
Prótese e Implante – Cirurgiã- dentista – CRO 11.616
WhatsApp: (54) 99940-3637
Instagram: @drakellyjacobs


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook