Usina Superior
Destaques

Varizes e suas complicações

10 de julho de 2017
Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

As varizes são veias que se tornam doenças, ficam tortuosas, alongadas e dilatadas, dificultando a circulação sanguínea. Sedentarismo, alterações hormonais, hereditariedade, obesidade, tabagismo, entre outros fatores, podem aumentar a incidência do problema. Homens e mulheres podem sofrer com a patologia e a sua ocorrência aumenta de acordo com o avanço da idade e além de comprometer a estética, também pode gerar complicações e sequelas.
Veja algumas de suas complicações:
:: Tromboflebite superficial: formam-se coágulos no interior das veias/varizes superficiais tornando-as doloridas e a pele avermelhada ao seu redor
:: Trombose venosa profunda: o coágulo se forma nas veias mais profundas das pernas. Pode iniciar a partir da progressão de uma tromboflebite superficial. Na maioria dos casos, ocorre edema e escurecimento de todo o membro, como também pode ser silenciosa.
:: Embolia pulmonar: o trombo se desloca de uma trombose (superficial ou profunda) do membro e se aloja nos vasos pulmonares. Os principais sintomas são dor torácica, dispneia (dificuldade de respirar) e taquipneia (respiração curta e rápida).
:: Dermatite ocre: ocorre escurecimento na região mais inferior da perna, que fica com a coloração acastanhada.
:: Dor: a dor geralmente acontece no horário da tarde e é acompanhada de sensação de cansaço e de peso nas pernas.
:: Edema: os membros inferiores ficam inchados, principalmente no final da tarde.
:: Eczema: pele avermelhada e descamativa. Quase sempre acompanhada de coceira.
:: Sangramento: também conhecido como varicorragia. Ocorre devido a pequenos traumas sobre as varizes ou mesmo espontaneamente.
:: Úlcera varicosa: feridas que ocorrem com maior frequência na parte interna da perna, próximo ao tornozelo.
Procure o seu cirurgião vascular para uma avaliação e prevenção desses problemas.

Fonte: Dr. Tiago Scherer – Cirurgião vascular – CREMERS 30693 – Telefone: (54) 3311-6862


Usina Superior