Beleza

VARIZES: MULHERES SÃO MAIS SUSCETÍVEIS A TEREM O PROBLEMA

28 de abril de 2023

Muitas pessoas se sentem constrangidas diante do surgimento de veias calibrosas, de tom azulado, que atravessam as pernas. Em geral, o incômodo é estético, mas as varizes, nome correto das veias dilatadas, podem causar sintomas como cansaço, dor, coceira e inchaço. Muitas pessoas têm varizes calibrosas e não sentem absolutamente nada. Outras com varizes menores apresentam diversos sintomas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 38% da população brasileira tem varizes. Embora mais comuns em pessoas mais velhas, jovens também podem apresentar o problema. 

Quem são os mais atingidos?
Embora qualquer pessoa possa desenvolver varizes, o problema atinge o sexo feminino e o masculino em proporção diferente: 45% das mulheres apresentam varizes, diante de 30% dos homens, considerando todas as faixas etárias. É íntima a relação entre o desenvolvimento das varizes e fatores hormonais. Outra característica interessante da evolução da doença é que ela ocorre mais em mulheres multigestas, isto é, que tiveram muitas gestações. Assim, quanto maior o número de gestações, maior a possibilidade de desenvolver varizes. Além disso, pessoas que trabalham muitas horas de pé também têm predisposição para desenvolver o problema, pois permanecer em posição ereta, sem se movimentar, faz com que a musculatura não contraia para ajudar no retorno venoso.
Com o envelhecimento, as válvulas sofrem um desgaste natural e deixam de conter o sangue com eficiência, facilitando a formação de varizes. Além disso, há um fator genético que pode predispor às varizes. Em certas pessoas, há tendência familiar para o desenvolvimento de varizes. O tecido que constitui a válvula é geneticamente mais frágil, perde a elasticidade e a veia dilata mais facilmente.

Tratamento de varizes
 O tratamento de varizes pode ser feito com diversas técnicas com laserterapia, escleroterapia com espuma ou glicose, ou nos casos mais graves, cirurgia, que devem ser recomendadas pelo médico vascular de acordo com as características das varizes e dos sintomas como dor, inchaço ou o aparecimento de úlceras, por exemplo.

Fonte:
Tiago Scherer
Cirurgião vascular e endovascular – CRM 30693
(54) 3311-6862


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook