Alimentação

Você sabe o que é disbiose intestinal?

O intestino está entre os órgãos mais importantes no organismo. Ele funciona como um filtro, capaz de permitir ou impedir a entrada de determinados nutrientes e, até mesmo, de substâncias que podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Porém, quando suas paredes estão prejudicadas e há um desequilíbrio entre as bactérias protetoras e agressoras do intestino, ocorre o que chamamos de disbiose intestinal, distúrbio que pode acarretar sobrepeso, desnutrição e até o surgimento de outras doenças mais graves, como câncer, pancreatite aguda, esofagite, infecções urinárias e até depressão.

As principais causas da disbiose são o uso frequente e indiscriminado de antibióticos, antiácidos, corticosteroides, laxantes, além de uma alimentação pobre em fibras e nutrientes e baixa ingestão de água. O consumo em excesso de açúcar, gorduras, proteínas e alimentos refinados e o estresse crônico também entram como fatores de causas.

Os sintomas mais comum da disbiose são prisão de ventre crônica, gases, cólicas e diarreia, que por serem sintomas simples, muitas pessoas acreditam que são passageiros e acabam não procurando avaliação profissional.

O tratamento da disbiose é simples e envolve, inicialmente, um ajuste da alimentação diária, inserindo mais fibras e líquidos. Também se faz uso de probióticos, com o intuito de restabelecer a recolonização da flora intestinal, resultando assim no equilíbrio e integridade da mucosa, trazendo, consequentemente, um equilíbrio funcional a todo organismo.

Fonte:
Elen Pereira
Nutricionista – CRN2 6967
(54) 3046-0186 / (54) 98401-7061


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook