Saúde

Você sofre com dores na coluna lombar? Isso tem tratamento?

10 de julho de 2017

A lombalgia, o incômodo mais frequente que atinge a região lombar, já é considerada a segunda causa de incapacidade no trabalho. Segundo dados do IBGE, 80% dos brasileiros adultos terão pelo menos uma crise aguda de dor na coluna lombar durante a vida, sendo que 90% deles apresentarão mais de um episódio.
A coluna lombar é composta por cinco vértebras, medula espinhal, raízes nervosas, discos, ligamentos, fáscias e músculos. Algumas dessas estruturas podem ser a causa da dor lombar. Entre as mais comuns são dores de origem muscular, ligamentar e discal. Os discos intervertebrais têm a função de amortecer o impacto entre as vertebras e podem desgastar-se com o tempo e a sobrecarga repetitiva, o que pode facilitar a formação de hérnias de disco, protusões discais, discoartroses e ciáticas. O principal sintoma é a dor, geralmente localizada na região lombar, nas nádegas e, no caso de ciática, descendo para uma das pernas, alterando a sensibilidade da região, causando dormência ou sensação de agulhadas.
A clínica Unity apresenta um diferencial no tratamento dessas dores, a fisioterapia manual com a utilização de técnicas da osteopatia, associada à maca de flexão-distração (tração).
O fisioterapeuta com formação em Osteopatia faz uma avaliação detalhada do paciente, tendo como objetivo descobrir o que está causando sua dor. Para correção dos problemas são utilizadas técnicas manuais sutis e específicas para cada alteração encontrada, recuperando assim a mobilidade nas articulações, liberando as tensões musculares e fasciais, proporcionando alívio das dores e melhorando a função global do corpo.
O principal diferencial da osteopatia é identificar e tratar a causa do problema e não apenas os sintomas do paciente. Pesquisas atuais mostram a eficácia da osteopatia na melhora mais rápida dos pacientes em comparação à fisioterapia convencional e ao tratamento medicamentoso.
A maca de flexão-distração (tração) promove uma força de descompressão na coluna vertebral exatamente no nível a ser tratado, promovendo:
– O aumento do espaço e altura do disco;
– Redução da protusão do disco e da estenose;
– Aumento do transporte de metabólitos para o disco;
– Abertura e lubrificação das articulações apofisárias.

Fonte: Dr. Marcelo Luza – Fisioterapeuta – formação em Osteopatia e especialista em Terapia Manual e Postural – Crefito 124.434-f – Telefones: (54) 3045-1616 / (54) 98121-9229


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook